Powersites - hospedagem de sites

Conteúdo
Menu
Status da Rede
Visitas
Até o momento, recebemos
101541968
vizualizações de páginas (page views) desde Agosto de 2004


Um terço das empresas pretende usar Linux, diz estudo



Diogo enviou:
Cerca de um terço das empresas norte-americanas pretende migrar pelo menos um de seus computadores equipados com o Windows para o sistema operacional Linux, segundo um estudo recente do Yankee Group....


Mas a adoção do sistema de código aberto --que pode ser livremente copiado e modificado-- será lenta e cautelosa, pois as companhias ainda estão avaliando os aspectos econômicos da migração.

O estudo, que procura determinar o custo total de propriedade (TCO, na sigla em inglês), afirma que apenas 4% das empresas planejam migrar de servidores Unix para Linux nos próximos dois anos.

Outras 11% pretendem migrar do Windows para o Linux, enquanto 21% pretendem ter máquinas com o sistema de código aberto funcionando junto com outros servidores Windows.

Nas estações de trabalho, 36% esperam ter alguns PCs com Linux em suas empresas, mas apenas 5% pretendem fazer uma migração total para o sistema aberto. A maioria (57%) disse não planejar nenhuma mudança no sistema para as estações de trabalho.

Custos

Segundo a pesquisa, as empresas ainda têm dificuldades de calcular os custos de trocar o Windows pelo Linux, o que atrapalha a adoção do sistema operacional criado por Linus Torvalds.

"Todas as empresas gostariam de reduzir a quantidade de dólares investida em licenças Windows e Unix", afirma o relatório. "Mas elas também reconhecem que em certos casos, uma mudança radical pode reduzir o custo no começo, mas depois resultar em custos médios maiores."

Fatores que devem ser considerados são a interoperabilidade com aplicações existentes e a relativa escassez de funcionários especializados em Linux, com capacidade para dar suporte e treinamento a outros funcionários, segundo o site "CNET News.com" (news.com.comnews.com.com).

O relatório, entretanto, diz que mesmo empresas que estão relativamente satisfeitas com o Windows estão usando o Linux. Em alguns casos, elas usam o sistema de código aberto como forma de pressionar a Microsoft para conseguir descontos com licenças do Windows.


Fonte: Folha Online


Postado em Terça, agosto 31 @ 11:38:24 BRT por bruno-heim
 
Links relacionados
· Mais sobre Linux
· Notícias por bruno-heim


As notícias mais lidas sobre Linux:
Dia D!!! Debian-PR.

Classificação de notícias
Votar: 2
Votos: 1


Por favor, dedique um segundo de seu tempo para votar nesta notícia:

Excelente
Muito bom
Bom
Regular
Péssimo

Opções
 
Tópicos relacionados

Software Livre