Powersites - hospedagem de sites

Conteúdo
Menu
Status da Rede
Visitas
Até o momento, recebemos
101537501
vizualizações de páginas (page views) desde Agosto de 2004


XII Olimpíada Brasileira de Informática



LordLex enviou: Os laboratórios de Informática e as salas de aula dos campi Vila Maria, Memorial, Vergueiro e Santo Amaro da UNINOVE sediarão, nos dias 20 e 27 de março, a “XII Olimpíada Brasileira de Informática (OBI 2010)”. O evento promoverá uma disputa entre os estudantes de escolas públicas e particulares dos Ensinos Fundamental e Médio do Brasil.

Organizada nos moldes de outras olimpíadas científicas brasileiras – como as de Matemática, Física e Astronomia –, a OBI é promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pela Fundação Carlos Chagas (FCC) com o objetivo de despertar nos alunos participantes o interesse por Ciência da Computação, por meio de uma atividade que envolve desafio e engenhosidade em uma saudável competição.

“A importância da Olimpíada Brasileira de Informática consiste no despertar do interesse dos alunos pela área, por meio de uma atividade estimulante e competitiva”, afirmou o diretor dos cursos de Informática da UNINOVE, Prof. Marcos Alberto Bussab.

A OBI está organizada em duas modalidades:

• Iniciação:
- Nível 1 para alunos até o 6º ano do Ensino Fundamental (ou equivalente);
- Nível 2 para alunos até o 8º ano do Ensino Fundamental (ou equivalente).

• Programação:
- Nível Júnior para alunos do Ensino Fundamental;
- Nível 1 para alunos até o 2º ano do Ensino Médio;
- Nível 2 para alunos até o 3º ano do Ensino Médio (ou que tenham cursado o Ensino Médio até dezembro de 2009).

Em todas as modalidades os alunos competem individualmente. Vale destacar que cada estudante poderá se inscrever em apenas uma modalidade.

Modalidade Iniciação – Níveis 1 e 2 Na modalidade Iniciação, os alunos precisam resolver problemas de lógica e de computação sem o uso do computador, ou seja, utilizando apenas lápis e papel. Os objetivos dessa etapa são despertar o gosto por problemas de computação e detectar potenciais talentos para programação.

Modalidade Programação – Níveis Júnior, 1 e 2 A prova dessa modalidade exige conhecimento em programação, com o uso do computador. A prova é composta por tarefas de programação com variados níveis de dificuldade. As mais fáceis exigem um conhecimento mínimo de programação; já para as mais complexas são necessárias noções de estruturas de dados.

Os quatro melhores colocados na modalidade “Programação Nível 2” devem representar o Brasil na “Olimpíada Internacional de Informática (IOI)”, um já tradicional evento que conta com a participação de mais de 70 países.

Premiação

Todos receberão certificados de participação. Porém, os melhores colocados de cada modalidade serão contemplados com medalhas de ouro, prata e bronze. Os melhores colocados das duas modalidades (Iniciação e Programação) ainda serão convidados para uma semana de cursos pela organização da OBI.

Além das premiações acima, os estudantes melhores colocados das duas modalidades (Iniciação e Programação), dentre os participantes na UNINOVE, receberão troféus e serão convidados para cursos de Informática, que serão ministrados na UNINOVE em datas a serem divulgadas oportunamente no portal www.uninove.br.

Fonte: Baboo



Postado em Quarta, março 03 @ 10:21:10 BRT por caiocbrbrasil
 
Links relacionados
Classificação de notícias
Votar: 0
Votos: 0

Por favor, dedique um segundo de seu tempo para votar nesta notícia:

Excelente
Muito bom
Bom
Regular
Péssimo

Opções