Powersites - hospedagem de sites

Conteúdo
Menu
Status da Rede
Visitas
Até o momento, recebemos
101543290
vizualizações de páginas (page views) desde Agosto de 2004


TIM anuncia criação de duas novas rotas de fibras ópticas



A TIM anunciou a criação de duas novas rotas de fibras ópticas com o objetivo de reforçar sua rede de transmissão, responsável pelo transporte de informações (voz, dados e sinais). O trecho Belém-Brasília, recém-ativado, conta com 2,5 mil quilômetros e passa por quatro estados: Maranhão, Pará, Tocantins e Goiás. A nova rede é responsável por interligar importantes cidades do interior do país, como Palmas, Marabá e Imperatriz.

A segunda rota, em fase de construção, é a Belém- Manaus, que faz parte do consórcio LT Amazonas para o lançamento de cabos via torres de linhas de transmissão e subestações de energia ao longo de 27 municípios nos estados do Amazonas, Pará e Amapá. O projeto beneficiará toda a região Norte com infraestrutura de alta capacidade para oferecer serviços de tecnologia móvel e de banda larga.

A iniciativa tornará as conexões quase 5 mil vezes mais rápidas que as atuais, aumentará em 100 vezes a capacidade de transmissão de voz e dados na região, saindo de uma infraestrutura satelital para terrestre. O novo trecho será ativado no início do segundo semestre de 2013.

“As duas novas rotas são fundamentais na estratégia de ‘interiorização’ do nosso backbone de transmissão com fibra óptica. Esse processo é importante devido ao aumento de chamadas de longa distância em nossa rede, por conta dos planos Infinity e Liberty, que permitem a comunicação sem fronteiras com preço acessível. A ampliação e modernização da rede de transmissão reduzem congestionamentos e agregam velocidade no tráfego de voz e dados”, explica Cícero Olivieri, diretor da área de Rede da TIM Brasil.

Outro projeto importante foi a modernização do backbone entre Belo Horizonte e Salvador. A TIM instalou no trecho a primeira rede WDM 100G da América Latina. A nova tecnologia já está ativa e propicia aumento de 50% na capacidade instalada de tráfego de voz e dados, além de multiplicar a capacidade de ampliação do sistema em 16 vezes. A solução supera limitações técnicas e viabiliza a transmissão de sinais 100G em longas distâncias. Até então os canais não passam de 40G. Este projeto será expandido para outros trechos durante este ano de 2013.

As ações da TIM fazem parte do compromisso da operadora com a ampliação da sua capacidade de rede, beneficiando os clientes com mais velocidade e qualidade no tráfego de voz e dados. Em 2012, a empresa investiu R$ 500 milhões em projetos de fibra óptica no Brasil.

Fonte: Telesíntese



Postado em Sábado, fevereiro 02 @ 12:37:25 BRST por mosqueteirors
 
Links relacionados
Classificação de notícias
Votar: 1
Votos: 1


Por favor, dedique um segundo de seu tempo para votar nesta notícia:

Excelente
Muito bom
Bom
Regular
Péssimo

Opções
 
Tópicos relacionados

Telecom