Powersites - hospedagem de sites

Conteúdo
Menu
Status da Rede
Visitas
Até o momento, recebemos
101538805
vizualizações de páginas (page views) desde Agosto de 2004


Padrão de fotos do Windows Vista pode ameaçar domínio do JP



felipe_hc enviou: Lançado em 2006 como Windows Media Photo, e renomeado em novembro último como HD Photo, o padrão da Microsoft para fotos tem uma meta ambiciosa —tomar o lugar do formato JPEG como preferência da indústria para trabalhar fotos. Para isso, vai se apoiar no lançamento do Vista e no suporte da Adobe, a empresa líder no mercado de tratamento de imagens digitais.

Nosso objetivo final é que (o HD Photo) torne-se de fato o padrão que as pessoas vão usar para fotos digitais", disse Josh Weisberg, diretor de imagem digital da Microsoft, ao site CNET.

O HD da sigla não significa "High Definition", mas sugere que o padrão criado pela empresa de Bill Gates está pronto para imagens de mais qualidade como as da HD TV (sigla que identifica televisão digital com imagem de alta definição).

Rico Malvar, diretor de pesquisa da Microsoft que ajudou a desenvolver o novo formato, disse que comparado ao JPEG, o HD Photo preserva mais detalhes sutis, oferece cores mais ricas e ocupa apenas metade do espaço para armazenar uma imagem de resolução semelhanante.

Estratégia de dominação

O lançamento do Windows Vista, que chega ao consumidor final a partir de amanhã (30), é a grande aposta da Microsoft para iniciar a popularização do padrão.

O HD Photo é nativo no novo sistema operacional, o que significa que os fabricantes de câmeras digitais vão ter que se adequar cada vez mais ao formato, já que será nele que o usuário do Vista vai salvar em seu computador as fotos que tirou. Além disso, os navegadores Web também vão ter que oferecer suporte ao HD Photo —as pessoas querem mostrar ao mundo as imagens que registram.

"Claramente, o objetivo é tornar o novo padrão permeável. Se você pode usá-lo no Windows, uma grande porcentagem da base de usuários já tem acesso a ele", disse Weinsberg.

Além da força do Vista, a Microsoft tem outro trunfo —o apoio que a Adobe dá ao HD Photo. A fabricante do Photoshop, o programa de edição de imagens digitais mais popular do mercado, trabalha em conjunto com a gigante do software para desenvolver um plug-in que permitirá que usuários do software nas versões Windows e Mac OS X abrir e salvar fotos em HD Photo na nova versão do programa da Adobe, que ainda não tem suporte nativo ao padrão da Microsoft.

"O bom do HD Photo é que ele foi desenvolvido especialmente para fotografia digital, com um bom entendimento de como o uso dela é envolvente", disse ao site CNET Kevin Connor, diretor sênior de gerenciamento de produtos da Adobe. "Certamente levará tempo para que o HD Photo torne-se tão acessível quanto o JPEG —isso se chegar a tanto—, mas já há razões para que já hoje o consumidor prefira usar o HD Photo."



Postado em Segunda, janeiro 29 @ 17:10:54 BRST por bruno-heim
 
Links relacionados
· Mais sobre Programas
· Notícias por bruno-heim


As notícias mais lidas sobre Programas:
VONO - Voip

Classificação de notícias
Votar: 0
Votos: 0

Por favor, dedique um segundo de seu tempo para votar nesta notícia:

Excelente
Muito bom
Bom
Regular
Péssimo

Opções