Powersites - hospedagem de sites

Conteúdo
Menu
Status da Rede
Visitas
Até o momento, recebemos
101557676
vizualizações de páginas (page views) desde Agosto de 2004


Virtua: Traffic shaping ou quota de banda larga?



As queixas de traffic shaping andam se multiplicando nos fóruns da web, com direito até a protesto em vídeo no YouTube.( http://www.youtube.com/watch?v=K9qdgmy896g )

fonte: Info Online

Texto de Sandra Carvalho - 18/05/2007 - 15:08

Aqui na INFO nós nunca conseguimos comprovar traffic shaping por A mais B. Essa é uma área escorregadia por definição. São tantas as variáveis em banda larga que podem prejudicar o tráfego dos dados, das configurações de um roteador e à velocidade momentânea da própria internet, passando por interferências de sistemas operacionais, aplicativos e firewalls, que é dificílimo caracterizar gargalos de banda localizados aqui e ali como resultado de uma intenção deliberada de restringir P2P e VoIP de forma generalizada para os usuários de banda larga.

É claro que as operadoras têm de ter o controle do volume de dados dos serviços de banda larga que vendem. Banda custa dinheiro, e elas não são a Madre Tereza de Calcutá. Nem teriam por que ser.

Agora, traffic shaping não é a ferramenta ideal para fazer esse controle, longe disso. Em primeiro lugar, interfere no direito do usuário de usar sua banda como quiser; em segundo lugar, os contratos de banda larga no Brasil, até onde eu sei, não prevêem traffic shaping.

Seria melhor apelar para o controle nas quotas de tráfego previsto em muitos contratos. Se alguém passou da cota comprada, que pague por isso ou fique com velocidade mínima até a virada do mês. Seria muito melhor que deixar os internautas suspeitando que há traffic shaping por baixo do pano...



Postado em Segunda, maio 21 @ 12:10:47 BRT por danilo
 
Links relacionados
· Mais sobre Tudo sobre ADSL
· Notícias por danilo


As notícias mais lidas sobre Tudo sobre ADSL:
Provedor Gratuito - Credenciado BrT

Classificação de notícias
Votar: 4
Votos: 1


Por favor, dedique um segundo de seu tempo para votar nesta notícia:

Excelente
Muito bom
Bom
Regular
Péssimo

Opções
 
Tópicos relacionados

Tudo sobre ADSL