Powersites - hospedagem de sites

Conteúdo
Menu
Status da Rede
Visitas
Até o momento, recebemos
101490098
vizualizações de páginas (page views) desde Agosto de 2004


BrTurbo possívelmente teve o domínio seqüestrado



Diogo enviou:
Rumores que circulam pela Internet dão conta de que o domínio Brturbo.com, que era da divisão de serviços de Internet da operadora de telefonia Brasil Telecom, foi seqüestrado. Neste momento, o domínio está registrado em nome de um contato supostamente localizado na Alemanha e o cadastro traz indícios de conter informações falsas.

InfoGuerra entrou em contato com a Brasil Telecom, mas não recebeu esclarecimentos sobre o que ocorreu com o endereço. O que se sabe é que o provedor BrTurbo, controlado pela operadora, publicou um "comunicado importante a clientes e usuários", informando que "devido a problemas técnicos que independem da vontade" do provedor, os clientes deveriam alterar suas contas de e-mail que contenham referências ao domínio brturbo.com para brturbo.com.br. As alterações abrangem até páginas pessoais na Internet dos usuários do provedor e endereços referenciados nos "Favoritos" dos navegadores, o que faz supor que a mudança seja definitiva.

A BrTurbo publicou ainda um FAQ com algumas explicações sobre a mudança e forneceu aos clientes um arquivo executável que automaticamente faz as alterações de endereço. No FAQ, a pergunta "Por que o provedor efetuou alteração de domínio?" é respondida com "O provedor BrTurbo optou por efetuar essas alterações para minimizar os problemas enfrentados pelos assinantes". Portanto, o motivo real da mudança e dos problemas enfrentados pelos assinantes continua sem explicação.

Quem fizer uma pesquisa whois" pelo domínio brturbo.com neste instante irá encontrar um cadastro atualizado no dia 2 de fevereiro, em nome de "Registrar Dep.", que informou o e-mail "contexteste@yahoo.com" e o telefone "+1.1234567890". O provedor que efetuou a transferência se chama "Hosting Management Company" (HMC), cujo site é hmc.net. O responsável por este provedor informou, por e-mail, que apenas é um revendedor da empresa Onlinenic.com, que teria solicitado a transferência a pedido de um cliente.

No cadastro também se lê a expressão "expired domains", sugerindo que o endereço brturbo.com simplesmente expirou sem que a Brasil Telecom tenha pagado e renovado o registro. Uma outra possibilidade é que alguém tenha solicitado a transferência do endereço aproveitando-se de uma nova regra do ICANN (Internet Corporation For Assigned Names and Numbers), o organismo que controla internacionalmente o registro de domínios na Internet.

De acordo com esta nova regra, que entrou em vigor em novembro do ano passado, pedidos de transferência de domínios podem ser automaticamente aprovados caso o responsável pelo endereço não se manifeste em contrário dentro de um prazo de cinco dias úteis. Segundo notícia da Netcraft publicada na época, a nova política do ICANN poderia facilitar o seqüestro de domínios, caso os responsáveis pelos endereços estivessem com dados para contato desatualizados. A regra só se aplica a endereços internacionais, como os terminados em .com, .net, .biz e outros, mas não se aplica a domínios brasileiros, terminados em .br.

"As empresas e pessoas físicas que detêm domínios de primeiro nível mundiais (TLDs) precisam ter especial atenção com os e-mails de contato e informações administrativas, mantendo esses dados sempre atualizados e, assim, evitando problemas futuros", alerta o advogado especializado em Direito da Informática Omar Kaminski. Para quem quer uma segurança extra, ele cita um serviço oferecido por alguns registrantes que, a um custo adicional, bloqueia tais transferências automáticas.

Empresas conhecidas já perderam seus domínios, temporariamente ou definitivamente, devido a falta de pagamento ou esquecimento na renovação dos endereços. Entre estas empresas estão o jornal Washington Post e a agência de publicidade Ogilvy & Mather. Também já há casos de empresas afetadas pela nova regra do ICANN, que perderam temporariamente seus domínios por causa de falhas de contato no processo de transferência do endereço. Foi o que ocorreu com o provedor Panix.com, de Nova Iorque.


Fonte: Terra informática


Postado em Quarta, fevereiro 09 @ 10:38:12 BRST por bruno-heim
 
Links relacionados
Classificação de notícias
Votar: 3.65
Votos: 23


Por favor, dedique um segundo de seu tempo para votar nesta notícia:

Excelente
Muito bom
Bom
Regular
Péssimo

Opções