Powersites - hospedagem de sites

Conteúdo
Menu
Status da Rede
Visitas
Até o momento, recebemos
101607433
vizualizações de páginas (page views) desde Agosto de 2004


PNBL incentiva migração para banda larga mais rápida



Pacotes populares chegarão a 2 Mbps em 2013.

Segundo o Ministério das Comunicações, os planos de internet popular dentro do PNBL (1 Mbps por R$ 35) estão servindo como porta de entrada para planos mais velozes. Em junho de 2011, segundo pesquisas citadas pelo MiniCom, cerca de 25% dos domicílios com internet tinham velocidade acima de 2 Mbps, enquanto em junho de 2012 esse número passou para 40% do total, crescimento de 91%.

O MiniCom cita como exemplo dessa tendência o município de Plácido de Castro, no Acre, com cerca de 20 mil habitantes, que registrou crescimento de 88% nas vendas de banda larga fixa depois da oferta da banda larga popular na cidade.

PNBL

Lançado em maio de 2010, o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) inclui ações e medidas com o objetivo de aumentar a velocidade do acesso à internet, diminuir o preço e ampliar a competição e a cobertura, com redes terrestres em área de pouca oferta como as áreas rurais ou as regiões Norte e Nordeste. Prevê ainda a construção de cabos submarinos, anel óptico ligando a América do Sul, satélite geoestacionário, além de medidas regulatórias e desoneração para incentivar a construção de redes de fibra ótica e a redução de preços de terminais de acesso como modem, smartphones, tablets, notebooks e computadores pessoais.

A Telebras atua como agente operador do PNBL para levar a rede de fibra óptica a locais de pouco interesse comercial, mas de grande interesse público. O objetivo é a inclusão digital de pequenas comunidades, integrados às redes públicas de Estados e municípios.

O Brasil possui 2.328 provedores de internet, mas 91% do mercado de banda larga é dominado por cinco grandes provedores, segundo o MiniCom. Em 2013, a Telebras deve ofertar infraestrutura de rede e condições comerciais para que os pequenos provedores ofereçam pacotes de internet a 2 Mbps por R$ 35 ao mês. A perspectiva é aumentar o pacote básico para 4 Mbps em 2014.

Fonte: Ipnews



Postado em Terça, janeiro 15 @ 21:45:36 BRST por mosqueteirors
 
Links relacionados
Classificação de notícias
Votar: 1
Votos: 2


Por favor, dedique um segundo de seu tempo para votar nesta notícia:

Excelente
Muito bom
Bom
Regular
Péssimo

Opções
 
Tópicos relacionados

Internet