Porto Alegre terá rede própria de quarta geração
Data: Sexta, janeiro 11 @ 13:22:34 BRST
Tópico: Noticias


A empresa municipal de TIC de Porto Alegre (Procempa) vai implementar este ano uma rede de quarta geração, com tecnologia WiMAX, para complementar a infraestrutura de telecom do município, que conta com uma rede de fibras ópticas com mais de 800 quilômetros e uma rede wireless, com hot spots instalados em parques e praças públicas e nos locais onde a fibra não chega. “Concluímos em dezembro um piloto com a WxBR para uma rede com tecnologia de quarta geração, que será a terceira camada de nossa infraestrutura, pois já temos a fibra óptica e o wireless ponto multiponto”, informa Andre Imar Kulczynski, presidente da Procempa.

A licitação e a implementação serão ainda este ano. A Procempa está também investindo em hot spots para ampliar o serviço de internet gratuita nos locais públicos. “Já licitamos e contratamos os equipamentos, da Cisco, e estamos trocando o sistema, adotando uma plataforma mais robusta para ampliar a cobertura e para nos prepararmos para a Copa do Mundo”, diz Kulczynski, lembrando que, quando a Prefeitura de Porto Alegre instalou os hot spots não havia tantos smartphones como hoje.

Nos próximos dias a Procempa publica também o edital para a compra de sistemas e de rádios para o serviço de trunking. Com o fim do trunking analógico, a Prefeitura de Porto Alegre optou por um caminho próprio e decidiu operar o próprio serviço, por meio da Procempa. A empresa, que tem licença SCM, obteve também a outorga da Anatel para operar o Serviço Móvel Especializado em 40 canais.

Os rádios serão usados pelos funcionários da Prefeitura que trabalham em atendimento externo, como os que integram as equipes do Samu (emergência médica) e da EPTC (companhia de trânsito), os integrantes da Defesa Civil e do serviço de fiscalização da indústria e comércio e os policiais da Guarda Municipal. Hoje, a rede da Prefeitura de Porto Alegre conta com 1.500 rádios analógicos nas mãos desses profissionais.

De acordo com Kulczynski, além de permitir a comunicação via rádio com todos os funcionários que trabalham na rua, a nova rede vai ser utilizada para a automação de serviços como medição de consumo de água (leitura on-line dos hidrômetros) e controle das roletas dos ônibus.

Fonte: Telesíntese





Este está hospedado em PortalADSL - Tudo sobre Banda Larga
http://www.portaladsl.com.br

O Link direto para este artigo é:
http://www.portaladsl.com.br/modules.php?name=News&file;=article&sid;=2540