Powersites - hospedagem de sites

Conteúdo
Menu
Status da Rede
Visitas
Até o momento, recebemos
101486526
vizualizações de páginas (page views) desde Agosto de 2004
 
Endereço para seu IP
Como criar e configurar






Material escrito por Zigeuner em 28/10/2005.
Dúvidas? Leia nosso FAQ ou mande um e-mail para mim: ciganogypsy@hotmail.com


Endereço para seu IP
Serviços de DNS Dinâmicos

 

Este tutorial visa elucidar os usuários que queiram identificar seus endereços IP com um nome, também chamado Nome ou Endereço de Domínio.

Todos os servidores na Web hoje são computadores que possuem um IP, mas que são identificados por um outro endereço, mais fácil de ser memorizado, chamado Endereço de Domínio, Nome de Domínio ou Nome DNS (Domain Name Service). Servidores DNS são responsáveis por associar a cada endereço IP registrado um nome de domínio, como, por exemplo, www.portaladsl.com.br. Atrás deste nome, existe um computador rodando um servidor Apache (servidor Web) que disponibiliza um diretório de seu disco rígido para visualização pelo público mundial.

Empresas de hospedagem registram os endereços DNS nos servidores DNS de acordo com as máquinas que rodam os servidores Web. Pensando nisso, existem alguns sites que disponibilizam cadastro gratuito de Nomes DNS para aqueles que desejam rodar um servidor de qualquer espécie em suas máquinas, podendo ser Web, de jogos, de FTP, etc.

 

Como Funciona?

Basicamente é simples: você escolhe um nome para o seu Nome de DNS e usa um programa para atualizar o seu endereço IP no servidor DNS quando ele mudar (também chamado de "Client", ou "Cliente"), que roda na sua máquina, verifica o IP que está armazenado no servidor e atualiza quando necessário.

Vamos agora configurar um DNS no DynDNS (http://www.dyndns.org). Faça o cadastro e entre com o seu login. Quando estiver logado, você terá uma tela assim:

 

1 - Clique em Services, depois em Dynamic DNS, e por último, em Add Dynamic DNS. Escolhi esta opção porque meu IP muda se eu reconectar à Internet.

 

2 - Agora teremos que escolher um nome para nosso domínio, adicionar uma extensão e pronto!

New Dynamic DNS Host

Hostname: No primeiro campo, coloque o nome que você escolheu e, no segundo, determine a extensão do seu Nome DNS. Pode ser qualquer uma.

IP Address: Seu endereço IP atual. Repare que ele já preencheu automaticamente.

Enable Wildcard: Opção que serve para servidores Web onde o DNS resolve o endereço procurando uma regra no arquivo httpd.conf do seu servidor. Por exemplo, se você quer ter múltiplos domínios dentro do seu domínio DNS, use esta opção.

Mail Exchanger: Coloque aqui seu endereço de e-mail que o DynDNS poderá redirecionar para este e-mail e-mails enviados para nome_de_usuário@seu_hostmame.sua_extensão.(com, net, org, ...).

 

3 - Sua tela vai ficar como a de baixo, mas apenas com o Dynamic DNS configurado (configurei uma conta estática apenas a título de conferência). Clique em Add Host, depois em Support.

 

4 - No menu esquerdo, clique em Update Clients. Teremos o Cliente abaixo. Faça o Download pelo link indicado.

 

5 - Após fazer do download e executar o programa, veja que apareceu um ícone ao lado do relógio, que pode ser verde, amarelo ou vermelho. Neste caso, o meu é o verde.

 

6 - Se você usa roteador, pode ser que o programa tenha reconhecido seu IP errado. Se isso acontecer, abra o programa e clique em Settings:

 

7 - Clique em IP Address, depois em Detect My IP, e aguarde a mensagem de confirmação de IP (na tela, em azul).

 

8 - Não esqueça de conferir as legendas e de ver os Logs do programa.

 

 

Seu Nome DNS está configurado.

 








Copyright © por Portal ADSL - Banda Larga Todos os direitos reservados.

Publicado em: 2005-10-28 (60350 vizualização(ões))

[ Voltar ]