Powersites - hospedagem de sites

Conteúdo
Menu
Status da Rede
Visitas
Até o momento, recebemos
101487323
vizualizações de páginas (page views) desde Agosto de 2004
 
Microfiltro
Informações Básicas







Filtros ADSL

A tecnologia ADSL funciona no princípio de canais em um meio físico. Após vários testes, notamos que na linha telefônica, o canal de no máximo 4Khz não ocupava mais de 1% da banda e os 99% ficavam a disposição. No sistema ADSL encontramos duas freqüências distintas de transmissão, uma que vá desde os 30KHz aos 138KHz para upstream, e a outra a partir de 138KHz até 1MHz para downstream.

Pelo o qual, o sinal é uma onda analógica que é muito similar às das tradicionais linhas analógicas dedicadas, já que também utilizam codificação "Tone" QAM ou FDM. Deste modo a banda é distribuída e um melhor aproveitamento do sinal, tanto para voz e para dados. Mas como fazer para separar o canal de dados do canal de voz, já que ambos são "unidos" na central?

Simples, um dispositivo chamado splitter cuja função é a separação dos canais, agindo assim como filtros.


Filtros

Estes filtros utilizados para o ADSL, podem ser de dois tipos: Passa-Baixa e Passa-Faixa.

Os filtros passa-baixas são aqueles que deixam passar as baixas freqüências, desde 0 até um determinado valor conhecido como freqüência de corte do filtro (fc). Veja a representação gráfica de um filtro passa - baixas na figura a seguir:

Figura 1: filtro passa - baixa

Como o canal de voz limita-se a 4KHz, este filtro age da seguinte forma: qualquer freqüência superior a 4KHz é excluída, ou melhor rejeitada, e assim deixando passar apenas o canal de 4KHz (canal de voz).

Os filtros passa-faixa deixam passar todas as freqüências limitadas entre um valor mínimo (f inf) e um valor máximo (f sup). A figura a seguir mostra a representação gráfica de um filtro passa - faixa:

Figura 2: filtro passa - faixa

Neste caso o valor mínimo pode ser 1Hz e o máximo 4Khz, e qualquer freqüência fora desta faixa é rejeitada.

Tipos de filtros utilizados no mercado brasileiro:

BPS 4044T
_____
Este filtro possui a entrada tipo 4 pinos e três saídas: 1 para o modem; 1 para o telefone e a terceira de 4 pinos para encaixe do telefone da vovó, aquele de disco e com 4 pinos.
BPS 4042
Este é o filtro mais comum e utilizado apenas para canal de voz. Sua saída é apenas para telefone, portanto não devemos ligar o modem nele e possui conectores tipo RJ 11.
CPF105C
Este é o filtro tipo "Y" onde são três conectores tipo RJ 11. O dois primeiros são para Linha e Modem respectivamente e o último para o aparelho Telefônico. Favor, não inverter as pontas na hora da instalação.
MF 500
O MF 500 tem a mesma função do BPS 4042 e a mesma finalidade, a diferença é a carcaça.








Postado por Danilo em 19/04/2006
Material elaborado por Ellity em 19/04/2006

Copyright © por Portal ADSL - Banda Larga Todos os direitos reservados.

Publicado em: 2006-04-19 (31957 vizualização(ões))

[ Voltar ]