Powersites - hospedagem de sites

Conteúdo
Menu
Status da Rede
Visitas
Até o momento, recebemos
101610416
vizualizações de páginas (page views) desde Agosto de 2004
 
PortalADSL - Tudo sobre Banda Larga FAQ (Perguntas Frequentes)



Categoria: Índice ->

Pergunta
·  Uma coisa que eu sempre quis saber: o que diabos é um protocolo PPP?
·  Certo. Eu ouvi falar de outros dois protocolos, PPPoA e PPPoE. O que eles tem a ver com isso e no que eles são diferentes?
·  E o que isso muda na minha conexão?
·  Como eu sei se minha linha é PPPoE ou PPPoA?
·  Qual a diferença entre o modo Bridge e o modo Roteador?

Resposta
·  Uma coisa que eu sempre quis saber: o que diabos é um protocolo PPP?

Segundo o site http://www.sagres.com.br/suporte/adsl_resid/informacao/ppoaxppoe.php, "PPP (point-to-point protocol) é um protocolo desenvolvido para permitir acesso autenticado e transmissão de pacotes de diversos protocolos, originalmente em conexões de ponto a ponto (como uma conexão serial). É utilizado nas conexões discadas à internet. O PPP encapsula o protocolo TCP/IP, no acesso discado à internet."

Segundo o site http://penta2.ufrgs.br/tp951/protocolos/11ppp.html, "PPP (Point-to-Point Protocol) é um protocolo para transmissão de pacotes através de linhas seriais. O protocolo PPP suporta linhas síncronas e assíncronas. Normalmente ele tem sido utilizado para a transmissão de pacotes IP na Internet. "

"O Point-to-Point Protocol é projetado para transportar pacotes através de uma conexão entre dois pontos. A conexão entre os pontos deve prover operação full-duplex sendo assumido que os pacotes são entregues em ordem. Estas características são desejadas para que o PPP proporcione uma solução comum para a conexão de uma grande variedade de Hosts, Bridges e Routers. "

"O PPP é composto basicamente de três partes, sendo que a interação entre elas obedece a um diagrama de fases."

[ Voltar ao TOP ]

·  Certo. Eu ouvi falar de outros dois protocolos, PPPoA e PPPoE. O que eles tem a ver com isso e no que eles são diferentes?

De acordo com o site http://www.sagres.com.br/suporte/adsl_resid/informacao/ppoaxppoe.php:

"PPPoA (point-to-point protocol over AAL5 - ou over ATM) é uma adaptação do PPP para funcionar em redes ATM (ADSL)."

"PPPoE (point-to-point protocol over Ethernet) é uma adaptação do PPP para funcionar em redes Ethernet. Pelo fato da rede Ethernet não ser ponto a ponto, o cabeçalho PPPoE inclui informações sobre o remetente e destinatário, desperdiçando mais banda (~2% a mais) que o PPPoA."

"A diferença principal está no fato do PPPoA só poder ser terminado num dispositivo de rede ATM e o PPPoE num Ethernet. Como nossas placas de rede são Ethernet (existem placas ATM, mas são caras e pouco utilizadas) e a maioria dos modems no lado do usuário só suportam Ethernet, não há como terminar a conexão PPPoA no micro. Ela deve ser terminada do modem. O IP ficará, então, no modem e este deverá operar no modo roteado. Existem, entretanto, alguns modems, como o 3Com Dual Link permitem que o endereço de IP fique diretamente no micro mesmo com o PPPoA, e para isto lançam mão de alguns recursos especiais."

"No modo PPPoE, a conexão pode ser terminada tanto no modem como no micro, dependendo, é claro, do suporte a modo roteado PPPoE no modem."

Tutorial
PPPoE PPPoA
Característica PPP-over-Ethernet PPP-over-ATM
Significado Mecanismo de encapsulamento de informações PPP dentro de quadros Ethernet. Mecanismo de encapsulamento de informações PPP dentro de células ATM.
Requer a instalação de um software client em cada estação de trabalho. Sim Não
Muitos usuários podem compartilhar o mesmo acesso Sim, até 8 usuários simultâneos. Sim, não existe limite de usuários.
Acesso simultâneos a mais de um ISP através do mesmo acesso DSL ou Cable Sim. Esta característica permite que coexistam sessões distintas (em PCs distintos, claro) para provedores distintos. Não. Uma vez que o modem é o usuário que faz a atenticação (o username e password estão previamente gravados no modem), apneas um serviço poderá ser logado por vez.
Tipo de CPE utilizado Modem Bridge Modem Router
CPE pode realizar função de NAT Não. Sim, uma vez que é o modem quem loga, ele poderá realizaar a função de NAT para a LAN do cliente.
Tipo de mídia de acesso XDSL, Cable Modem e Wireless Modem. XDSL.
Apropriado para uso residencial Sim. Não. É uma tecnologia mais cara.
Trabalha com sistemas Windows, Mac e Linux. Sim. Não.
Permite controle do usuário pelo ISP Sim, uma vez que é o usuário (PC) quem loga, pode-se fazer um accounting completo de sua sessão. Não. Como é o modem quem loga, o ISP não tem controle de quem (dentro da LAN do cliente) está utilizando os recursos da Internet, nem os dados das sessões de cada usuário.
Preço do CPE Mais barato. Mais caro. Normalmente o CPE que faz PPPoA (modo Router) pode também funcionar como Bridge (PPPoE). Quando funcionando como router, ele executa as funções básicas de um router de acesso.
Vantagens operacionais para o assinante Melhora a segurança porque o logon na rede é feito máquina por máquina, não o barramento inteiro, como no cado do PPPoA. Facilidade de acesso rápido ao provedor Internet. É só ligar o CPE xDSL, e pronto. O cliente poderá utilizar quantos PCs na sua LAN quando desejar.
Vantagens para o ISP Controle de logon e accounting de cada usuário logado. A mesma senha é compartilhada por todos os usuários de um acesso, uma vez que é o modem quem loga, não os usuários.

[ Voltar ao TOP ]

·  E o que isso muda na minha conexão?

Na verdade, pouca coisa. O desempenho do PPPoA é levemente superior, pois os pacotes enviados e recebidos têm sempre o mesmo tamanho, o que reduz os erros e facilita os controles de fluxo.

[ Voltar ao TOP ]

·  Como eu sei se minha linha é PPPoE ou PPPoA?

Se você usa um discador, sua linha é PPPoE. Se o seu modem é um roteador, existe a possibilidade de sua linha ser PPPoA. Parar isso, você deve entrar na configuração do seu modem e conferir o modo como ele está configurado. Modems PPPoA no Brasil usam apenas o encapsulamento conhecido como VC-Mux.

[ Voltar ao TOP ]

·  Qual a diferença entre o modo Bridge e o modo Roteador?

Bridge - Como o nome diz, o modem atua como uma "ponte" entre sua placa de rede e a Internet. Neste caso, o modem apenas envia e recebe dados como se não existisse, pois quem faz o controle de fluxo e de portas é a placa de rede, e controle de segurança, como a Firewall, tem de ser feito pelo seu computador.

Roteador - Atua como um negociador entre sua rede interna e a Internet. Sua rede interna pode ter um ou mais micros conectados ao roteador. O roteador possui configuração própria e faz o controle de toda a conexão, podendo também fazer o controle de segurança. O roteador só permite o acesso direto às máquinas quando as portas são devidamente liberadas.

[ Voltar ao TOP ]